Mês do mar

O Mês do Mar é uma iniciativa que decorre no mês de Novembro, e o seu principal objetivo é criar uma onda de limpeza de praias e zonas ribeirinhas no nosso país, bem como sensibilizar os jovens e comunidades para o problema do lixo marinho.

Quem, onde e quando?

Os Agrupamentos/Secções de todo o País (a participação é aberta a todas as secções) poderão desenvolver estas ações nos locais escolhidos (zonas costeiras e fluviais), durante o mês de Novembro.

 

Como?

Todos os anos sai uma circular com um formulário de inscrição na ação. Neste formulário terão de ser registados os dias da ação, o número de participantes, internos ou externos, o local, a extensão de área a limpar e o responsável da ação.

 

Antigas Circulares:

Pesquisar por “mês do mar” no Site Recursos CNE

 

Participantes:

Corpo Nacional de Escutas
Associação de Guias de Portugal
Associação de Escoteiros de Portugal

 

 

Contacto: mesdomar@escutismo.pt

Parceiros:

Oceanário de Lisboa

https://www.oceanario.pt

Fundação Oceano Azul 

https://www.oceanoazulfoundation.org/

Esta iniciativa que decorre desde 2019 já recolheu

0
Toneladas
0
Escuteiros de todo o país
Com os seguintes números:
2019 2020 2021 Total
Participantes 3268 863 2450 6581
Toneladas de Lixo Recolhidas 18 4,25 12,3 34,55
Ações 94 27 72 193

A iniciativa engloba o Dia Nacional dos Mares, assinalado a 16 de Novembro, e todos os anos conta com uma ação bandeira nacional, onde decorrem ateliers e diversas atividades, e diversas atividades. Este ano a ação bandeira do mês do Mar será em Vieira de Leiria. Em outros anos foi em Lisboa e Aveiro.

Esta atividade, além de ser uma ótima forma de deixar o mundo um pouco melhor, pode ajudar os jovens a desenvolverem competências como a resiliência, cooperação, consciência ambiental e preocupação com o nosso MAR.

“A atividade do Mês do Mar para nós foi um momento muito importante, pois não só nos permitiu deixar o mundo um pouco melhor, que faz parte do que é ser escuteiro, mas também desenvolvermos o espírito de serviço, de comunidade, pois aprendemos que quando trabalhamos todos juntos para um mesmo objetivo, tudo é mais fácil, mais divertido. E é nestes momentos de serviço que conseguimos alcançar o auto-conhecimento e desenvolvemos a empatia.”
Agrupamento 628 - Santo Tirso

Recursos

Icon

Circular 22-14-SNAS 390.52 KB 52 downloads

...
Icon

Informação - Mês do Mar 2022 287.77 KB 1018 downloads

...
Icon

Ficha de Projeto Mês do Mar 2021 1.67 MB 48 downloads

...