Caros Irmão Escuteiros,
Desde a sua fundação que o Escutismo e todos os seus escuteiros, têm um vínculo profundo na defesa dos ecossistemas e da biodiversidade, esta é uma das características fundamentais de um bom escuteiro.
Mas como em tudo na vida, ao longo do tempo foi necessário trabalhar, aprofundar e melhorar o nosso conhecimento das problemáticas ambientais, por forma melhor compreender e perceber como devemos interagir com a natureza nas suas diversas dimensões e como podemos ajudar a inverter os impactes negativos que como humanidade fomos provocando.
O CNE, tem um longo historial de trabalho em prol do ambiente, muito especialmente nas suas unidades junto dos jovens escuteiros, mas também com um forte envolvimento com outras ONGA em Portugal para a concretização de projetos e iniciativas de grande impacte, como por exemplo as campanhas para salvar o lince da Malcata em parceria com a LPN nos anos 70, ou na introdução em Portugal do programa Coastwatch em 1990, projeto gerido pelo GEOTA, bem como enumeras campanhas mais recentes com diversas entidades com reconhecido e importante trabalho nos desafios colocados pelas alterações climáticas. O CNE participou também na criação, em 1991, da CPADA – Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente, procurando contribuir nas áreas da educação e formação ambiental. Atualmente o CNE é membro da direção da CPADA.
Conscientes da importância da formação e sensibilização para educação ambiental, o CNE, criou em 1980 o Departamento Nacional de Ambiente, que desde a primeira hora tem promovido e dinamizado ações e iniciativas não só de consciencialização e perceção dos riscos que corremos em virtude da crise climática que vivemos, mas também com propostas concretas de ações mitigadoras dos impactes provocados com os nossos atos do dia a dia e das nossas atividades, que possam contribuir e ajudar a recuperar dos impactes negativos provocados.
Com o lançamento do site do DNA, damos mais um passo em frente nesta missão de educar e formar os nossos jovens para as problemáticas ambientais, cada vez mais complexas e interligadas e que exigem mais ação da cada um de nós e mais consciencialização dos impactes que causamos, mesmo nas coisas mais simples.
Com a disponibilização deste “espaço” de encontro e partilha de boas práticas, experiências, sugestões e conteúdos de apoio, procuramos dar um maior contributo para que cada escuteiro, cada patrulha, cada seção e cada agrupamento, possa de uma forma concertada e empenhada contribuir para diminuir a nossa pegada ecológica e ir ao encontro da mensagem que BP nos deixou, de deixar o mundo um pouco melhor do que o encontramos, bem como dos desafios mais recentes que o Papa Francisco nos colocou, de sabermos olhar para a obra da criação como obra de Deus e sermos capazes de proteger e cuidar da nossa Casa Comum.
Para além de encontrarem aqui materiais e sugestões de atividades, é importante que ajudem e contribuam para construir e melhorar cada vez mais este fórum de partilha e construção de um mundo melhor, por isso não deixem de partilhar as vossas iniciativas e contribuam com sugestões e propostas de ações que possam ser seguidos por outros escuteiros. Juntos iremos contribuir para um planeta mais sustentável e com futuro.
Desejo a todos excelentes atividades e que ponham em prática, em todos os momentos, o 6º artigo da Lei do Escuta.
Bons Ventos