Projeto Rios

O Projeto que une pessoas em volta dos rios

O Projeto Rios é um projeto que visa a participação social na conservação dos espaços fluviais, procurando acompanhar os objetivos apresentados na Década da Educação das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável e contribui para a implementação da Carta da Terra e da Diretiva Quadro da Água.

A implementação deste projeto pretende dar resposta à visível problemática, de âmbito nacional e global, referente à alteração e deterioração da qualidade dos rios e à falta de um envolvimento efetivo dos utilizadores e da população em geral.

É proposto a cada grupo de escuteiros interessado que adote um troço de rio (500m) perto da si e se envolva na sua melhoria, preenchendo as fichas de caracterização do troço para a identificação de problemas e se proponha a efetuar medidas que melhorem a qualidade do rio.

É proposto a cada grupo de escuteiros interessado que adote um troço de rio (500m) perto da si e se envolva na sua melhoria, preenchendo as fichas de caracterização do troço para a identificação de problemas e se proponha a efetuar medidas que melhorem a qualidade do rio.

Objetivo do projeto:

Envolver a comunidade na melhoria da qualidade do troço do rio ou ribeira.

 

Duração da realização do projeto:

Uma visita para avaliação do troço e uma ou as que forem necessárias para a intervenção.
Este projeto valoriza a adoção “vitalícia” do troço.

 

Material/ Equipamento Necessário:

Kit do projeto com fichas de campo e materiais (fornecidas/ 60€), que deverá ser suportado por uma entidade pública (Câmara ou Freguesia) ou empresa local que queiram apoiar este projeto.

 

Contactos:

E-mail: dna@escutismo.pt
https://www.facebook.com/projetorios/

Parceiros

Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA)

https://aspea.org

ODS

Esta atividade contribui para alcançar os seguintes trilhos educativos / objetivos educativos:

         

OPORTUNIDADE EDUCATIVA

Esta atividade contribui para alcançar os seguintes trilhos educativos / objetivos educativos: