Trees for the World

A ideia deste projeto começou durante o primeiro encontro Interamericano de Leadership Training, com delegados de diversos países (Argentina, Canadá, Curaçau, Equador, Honduras, Panamá, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas e Estados Unidos da América). Durante um brainstorming acerca de quais eram os problemas comuns a todas as suas nações constataram que todos tinham problemas relacionados com ambiente!

Por isso, decidiram que a melhor forma de contribuir para melhorar este aspeto seria através da plantação de árvores autóctones.

Em 2014 o projeto Trees for the World teve uma grande receção por todo o mundo e atualmente vários países contribuem anualmente para o aumento do número de árvores autóctones plantadas, sob o lema Um Escuteiro, uma Árvore.

insignia trees for the world

Gostavas de participar?

Podes trabalhar este projeto com o teu agrupamento, secção ou nalguma atividade nacional para o efeito, caso haja.

  • Passo 1 – Preparação – Realiza a escolha do terreno, preparação do terreno, contacto com as entidades envolvidas e cria o teu grupo de trabalho;
  • Passo 2 – Plantação – Vai e planta as tuas árvores escolhidas no terreno anteriormente mencionado;
  • Passo 3 –  No fim da atividade, faz um curto relatório da atividade, adaptado à idade e com muitas fotos. Nele, deves contar o que aprendeste, os ensinamentos que passaste à comunidade e explicar de que forma é que esta foi envolvida no projeto. O relatório pode ser do formato que quiseres. Dá raízes à tua imaginação. Depois de submeteres o relatório (através do link presente nesta página) e este ser aprovado (tem cuidado com o prazo limite de entrega!), terás acesso à insígnia Trees for the World para a usares no teu uniforme (custo associado).
  • Passo 4 – Rega e Acompanhamento – Fase bónus, que se segue à plantação das árvores e é fundamental para garantir o crescimento das árvores plantadas, onde deves ter um plano que garanta o bem-estar das espécies. Terás acesso a um pin de bónus se completares esta fase.
  • Passo 5 –  Não te esqueças de celebrar este momento com muitas fotografias e vídeos partilhados nas tuas redes sociais ou nas do teu agrupamento (instagram, Facebook etc). Lembra-te de usares os hashtags oficiais para conseguirmos ver o quanto te divertiste nesta atividade (#escutismo #treesfortheworld).

Trees for the World 2023-2024

Durante o ano escutista 2022-2023, mais de 1500 escuteiros participaram no projeto Trees for the World, plantando mais de 5000 árvores por todo o país.

Este ano, queremos fazer ainda melhor! Sob o tema desenvolver, o desafio que te trazemos é o que apadrinhem uma zona que gostem, plantem as árvores indicadas e que as acompanhem através de um plano de rega e crescimento. Quem sabe uma árvore não se pode desenvolver com o teu nome, sendo daqui a muitos anos o sobreiro “João”.

FAQ`S

O projeto deve incluir as seguintes fases:

● Preparação – Escolha do terreno, preparação do terreno, contacto com as entidades envolvidas, entre outros;

● Plantação – Momento de plantação das árvores escolhidas no terreno anteriormente mencionado;

● Rega e Acompanhamento – Fase bónus, que se segue à plantação das árvores e é fundamental para garantir o crescimento das árvores plantadas, onde deve existir um plano que garanta o bem-estar das espécies (para efeito de registo do projeto podem considerar as semanas seguintes à plantação e incluir este plano no relatório).

A fase bónus desta atividade foca-se no momento de acompanhamento da plantação a partir do momento em que todas as árvores estão plantadas. O registo pode ser feito entre o momento da plantação e setembro, através de um vídeo. O vídeo terá de ser submetido até dia 1 de setembro de 2024, através do link indicado na circular. Os grupos que optarem por concluir esta fase, receberão 1 pin do projeto.

O relatório da atividade é importante para haver um registo da atividade que realizaram, para sabermos quantas árvores foram plantadas e de que espécies e, ainda, para que possa ser aprovada a vossa participação neste projeto e entregue a insígnia do Trees for the World.

Os relatórios podem ser apresentados nos mais diversos formatos: powerpoint; vídeo, ficheiros pdf, desenho, entre outros. O vídeo pode ser entregue em mp4 ou através de um link para o youtube ou wetransfer.

Ambos devem ser feitos pelos elementos que participaram na atividade, tendo o animador (dirigente) apenas um papel orientador.

A plantação pode ser feita numa atividade regional, todavia, o relatório de atividade tem de ser submetido por secção ou agrupamento participante. Os participantes terão de demonstrar conhecimento sobre as espécies que plantaram, a escolha do local de plantação e devem indicar o número de árvores plantadas pelos próprios e não o número de árvores total plantado pela região. No caso de optarem pelo relatório feito em agrupamento, de salientar que o mesmo deve ter contributos de todas as secções participantes (ex: incluir desenhos de lobitos, testemunhos dos exploradores, um excerto dos pioneiros e caminheiros, etc).

Caso a plantação tenha sido realizada em agrupamento, pode ser submetido apenas um relatório e um vídeo em agrupamento. Todavia, este relatório necessita de contributos de todas as secções envolvidas na plantação, devendo ser feitos pelos próprios elementos (ex: incluir desenhos de lobitos, testemunhos dos exploradores, um excerto dos pioneiros e caminheiros, etc).

O conteúdo do relatório deve ter em consideração a secção que o está a fazer, devendo o mesmo ter uma complexidade proporcional à idade dos elementos.

De modo geral, os relatórios devem incluir:

  1. Identificação do grupo (agrupamento/secção/região) e número de elementos participantes;

  2. Identificação do local de plantação;

  3. Um quadro com a identificação das espécies plantadas e quantidades (exemplo abaixo);

  4. Um pequeno texto descritivo onde mencionem o que aprenderam, que desafios encontraram, que obstáculos foram ultrapassados, o plano de estratégias ou sistema de rega e acompanhamento do desenvolvimento das árvores;

  5. Fotos da atividade;

  6. Identificação dos parceiros da atividade (se aplicável).

Recursos

Icon

23-21-SNAS 495.60 KB 123 downloads

...
Icon

Passa-tempo na floresta 2.00 MB 123 downloads

...
Icon

Floresta, muito mais que árvores 4.35 MB 74 downloads

...
Icon

Dia da Floresta 2012 7.91 MB 49 downloads

...
Icon

Caderno da Floresta 6.83 MB 182 downloads

...