Trees for the world

A ideia deste projeto começou durante o primeiro encontro Interamericano de Leadership Training, com delegados de diversos países (Argentina, Canadá, Curaçau, Equador, Honduras, Panamá, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas e Estados Unidos da América). Durante um brainstorming acerca de quais eram os problemas comuns a todas as suas nações constataram que todos tinham problemas relacionados com ambiente!

Por isso, decidiram que a melhor forma de contribuir para melhorar este aspeto seria através da plantação de árvores autóctones.

Em 2014 o projeto Trees for the World teve uma grande receção por todo o mundo e atualmente vários países contribuem anualmente para o aumento do número de árvores autóctones plantadas, sob o lema Um Escuteiro, uma Árvore.

insignia trees for the world

Gostavas de participar?

Podes trabalhar este projeto com o teu agrupamento, secção ou nalguma atividade nacional para o efeito, caso haja.
  • Passo 1: Identifica um local de plantação e pede as autorizações necessárias. Pesquisa sobre quais as árvores autóctones da região da plantação e convida a população local a ir contigo fazer a plantação.
  • Passo 2: Devem ser plantadas pelo menos uma árvore por participante e no período indicado pelo Departamento Nacional de Ambiente (DNA). Fica atento à circular anual.
  • Passo 3: No fim da atividade faz um curto relatório da atividade, adaptado à idade e com muitas fotos. Nele deves contar que aprendeste, os ensinamentos que passaste à comunidade e explicar de que forma é que esta foi envolvida no projeto. O relatório pode ser do formato que quiseres. Dá raízes à tua imaginação. Depois de o enviares para o e mail do projeto (treesfortheworld@escutismo.pt) e este ser aprovado (tem cuidado com o prazo limite de entrega!), terás acesso à insígnia Trees for the World para a usares no teu uniforme (custo associado).
  • Passo 4: Não te esqueças de celebrar este momento com muitas fotografias e vídeos partilhados nas tuas redes sociais ou nas do teu agrupamento (instagram, Facebook etc). Lembra-te de usares os hashtags oficiais para conseguirmos ver o quanto te divertiste nesta atividade (#escutismo #treesfortheworld).

Trees of the World 2021-2022

Neste ano, o projeto tem como tema “Recuperar” -Recuperar floresta, recuperar esperança, pelo que desafiamos todos os escuteiros a participar contribuindo para uma recuperação em todas as dimensões.
Por forma a ajudar e contribuir para que um maior número de escuteiros e agrupamentos participem na atividade e levem a cabo uma plantação na sua região, o DNA tem este ano uma parceria com a ONGD VIDA, no âmbito do projeto “1Planet4All”. Assim sendo, há a possibilidade de oferecer árvores a todos os agrupamentos/unidades/centros e campos escutistas (CCEs) que precisem e queiram participar no projeto.

Parceiro:

Recursos

Icon

22-16-SNAS 479.05 KB 133 downloads

Trees for the world 2022 ...
Icon

FAQs Relatório Trees 258.88 KB 65 downloads

...
Icon

Passa-tempo na floresta 2.00 MB 64 downloads

...
Icon

Floresta, muito mais que árvores 4.35 MB 40 downloads

...
Icon

Dia da Floresta 2012 7.91 MB 25 downloads

...
Icon

Caderno da Floresta 6.83 MB 84 downloads

...
Icon

CIrcular 21-25-SNAS 859.42 KB 60 downloads

...