Logótipo invasoras.pt

“Invasoras, 5ª ameaça global à biodiversidade”

Se olhares à tua volta, muitas das paisagens por esta altura começam a pintar-se de amarelo! Mas há muitos anos não se pintavam… o que mudou então?

Quem pinta de amarelo as nossas paisagens de inverno são as acácias! Várias espécies de árvores vindas da Austrália. E as azedas! Uma ervinha vinda da África do Sul. Há alguns séculos estas espécies não estavam por cá.

Plantas Invasoras

 Às espécies que vieram de outras regiões, trazidas pelo Homem, chamamos exóticas. Mas as que referimos atrás, ao contrário de muitas outras exóticas, não dependem do Homem para se reproduzir, nem se limitam às áreas onde as colocámos! Pelo contrário, aumentam a sua distribuição sozinhas, espalham-se por muitas áreas, aumentam as suas densidades e com isso alteram o meio à sua volta. E essas alterações são muitas vezes negativas, prejudicando o Homem e a natureza! A estas chamamos espécies exóticas invasoras. Além das acácias e das azedas muitas outras plantas invasoras causam problemas em Portugal: a háquea-picante, a erva-das-pampas, o jacinto-de-água, … e podes encontrar muitas mais em invasoras.pt. Há também animais invasores (como a vespa-asiática ou o lagostim-vermelho), fungos e bactérias (procura Xylella fastidiosa e vais assustar-te)!

Os problemas que causam são graves! As espécies invasoras são a 5º ameaça global à biodiversidade, alteram radicalmente os ecossistemas, causam prejuízos a nível económico (por ex., as que invadem áreas florestais e agrícolas e prejudicam as culturas) e até na saúde pública (por ex., a erva-das-pampas causa alergias)!

Objetivo do projeto: Educar, detetar e agir.

Alertar para o problema das invasões biológicas, dar a conhecer as plantas invasoras a nível nacional e estimular a participação ativa do público quer no mapeamento destas espécies quer em atividades de controlo e divulgação.

 

Material/ Equipamento Necessário:

App : https://invasoras.pt

Desafio:

Conscientes da real invasão de imensas espécies invasoras, é necessária a ajuda de todos para abrandar esta ameaça! Dos cinco desafios propostos na App Plantas Invasoras.pt, escolhe um ou mais, e executa com a tua equipa.

  • Desafio 1. Mapear invasoras – usa a APP “Plantas Invasoras” e nas tuas caminhadas põe no mapa as plantas invasoras que observas. Começa pelas acácias e pelas azedas e vais ver que estão por todo o lado! Se mapeares uma invasora nova por cá, conta para o Desafio 3.
  • Desafio 2. Seguir o ciclo de vida – escolhe uma invasora com que te cruzas regularmente e fotografa-a 1 vez por mês. É fácil! Usa a APP Epicollect5 e adiciona o projeto Desafio2. Ajuda a saber como os ciclos de vida estão a mudar!
  • Desafio 4. Passar palavra – cria uma forma criativa de divulgar o problema das invasoras. Vídeos, Posters, Peças de Teatro, Músicas, Memes, etc. Tudo conta!
  • Desafio 5. Controlar – põe mãos-à-obra! Escolhe uma área invadida e arranca, corta, descasca as invasoras!

Perante esta ameaça, a ajuda de todos é crucial! O que podemos fazer enquanto escuteiros e em equipa? Abraça estes 5 DESAFIOS.PT para ajudar a controlar e conhecer melhor as invasoras. Aceita o desafio! Escolhe o que mais te agrada, INSCREVE-TE e põe mãos à obra!

No final de cada ação, deverão reservem uns minutos do vosso tempo, e no final partilhem as vossas conclusões em grupo.

Participantes: Equipa/grupo.

Material: App : https://invasoras.pt