O novo programa mundial para o ambiente, a Earth Tribe, é um programa educativo que pretende sensibilizar e desenvolver várias competências, como a capacidade de liderança, necessárias para que seja possível uma mudança efetiva nas nossas comunidades.
Porquê Earth Tribe? Porque além do nome da insígnia, é o nome dado à comunidade mundial de crianças e jovens que são apaixonados pelo ambiente e que estão activamente motivados, enquanto cidadãos do mundo, para proteger o nosso planeta.
Com recurso a diferentes atividades e Desafios, os lobitos e escuteiros poderão trabalhar os vários pilares da sustentabilidade, através da promoção de comportamentos amigos do ambiente, um estilo de vida saudável e uma maior ligação com a natureza, trabalhando simultaneamente para alcançar as metas dos objetivos de desenvolvimento sustentável.
de escolhas melhores, comportamentos mais saudáveis, sustentáveis e amigos do ambiente
da natureza e biodiversidade através da sustentabilidade
de um planeta limpo e saudável, combatendo a poluição
de energia limpa, adotando opções de energia sustentável
Esta é uma jornada cheia de aprendizagens em prol da sustentabilidade e da conservação da Biodiversidade, que no fim deve ser celebrada com a comunidade local. O Departamento Nacional de Ambiente irá acompanhar-vos nesta jornada, estando totalmente disponível para vos ajudar.
O processo para realizar a earth tribe é bastante simples, basta seguires estas indicações:
Este programa pode ser feito por escuteiros e não escuteiros.
O número de atividades varia consoante o desafio e secção em que estejas, sendo assim deves considerar:
Campeões da Natureza
I – 2 atividades
II, III e IV – 3 atividades
Maré de Mudança
I – 5 atividades
II, III e IV – 4 atividades
Scouts Go Solar
I e II – 2 atividades
III e IV – 3 atividades
Cada desafio tem um kit de ação (disponível neste site), onde são apresentadas várias sugestões de dinâmicas e jogos que poderão ser usadas para realizares estas atividades obrigatórias.
É aconselhável que o projeto seja desenvolvido em secção ou em equipa, para facilitar o desenvolvimento das atividades e da ação comunitária. Todavia, se fores da III ou IV secção e quiseres fazer o projeto sozinho, também será possível ser aceite.
A inscrição não é obrigatória, mas é recomendada.
Podes inscrever-te aqui.
Ao preencheres o formulário de inscrição estás a indicar ao DNA a tua intenção de realizar um desafio da Earth tribe, e deste modo a equipa do DNA poderá ajudar-te a melhorar a proposta de projeto na fase inicial, evitando que submetas um relatório que depois não seja aprovado. Também estás a assegurar que o Delegado de Ambiente e Sustentabilidade da tua região/núcleo fica a par do projeto, podendo acompanhar o desenvolvimento do mesmo.
Para te ajudar, criamos um template do relatório que indica claramente os campos que são necessários.
A equipa de análise do projeto terá em conta:
O relatório deve ser submetido através deste formulário.
Irás receber a insígnia do desafio que completares:
Desafio Campeões da Natureza
Desafio Maré de Mudança
Desafio Scouts Go Solar
A Earth tribe pede que cada desafio seja adequado à idade dos seus participantes. Assim sendo, uma vez que já mudaste de secção, deves remover a insígnia ou então, realizar novamente um projeto, adequado à tua idade, para a poderes renovar.
Os relatórios são analisados pela equipa do Departamento Nacional de Ambiente.
Estes desafios podem ser trabalhados com o acompanhamento do dirigente para, de forma divertida e prática, conquistar a insígnia mundial Earth Tribe.
Em cada desafio os elementos realizam um diagnóstico individual para saberem em que ponto se encontram relativamente aos seus conhecimentos na área que escolheram. Após esta reflexão, será altura de realizar um conjunto de actividades (número obrigatório consoante cada desafio), a definir pelo grupo, de modo a cumprirem uma série de objectivos já definidos no Desafio escolhido. Posteriormente, terão então de realizar um projeto comunitário relacionado com o tema do desafio que selecionaram, de modo a envolver a comunidade local e ajudar a combater problemas ambientais.