O Projeto Coastwatch é um projeto europeu de educação ambiental para a sustentabilidade e cidadania participativa.
O novo programa mundial para o ambiente pretende sensibilizar e desenvolver várias competências, como a capacidade de liderança, necessárias para que seja possível uma mudança efetiva nas nossas comunidades.
A campanha Escuteiros Electrão surgiu no âmbito da parceria institucional entre o Electrão e o CNE. Iniciou-se em 2019 após a bem-sucedida participação do movimento na campanha Quartel Electrão do ano anterior.
O projeto “Escutismo.COME” é parte da campanha europeia “#GoEAThical – OurFood.OurFuture”: Campanha para a promoção do desenvolvimento mais justo, digno e sustentável.
O objetivo da campanha Green Cork é incentivar os agrupamentos na recolha de rolhas de cortiça para reciclagem, sendo premiados os três agrupamentos de cada região que se destaquem em termos de quantidade de rolhas recolhidas durante o período de campanha.
Esta iniciativa da WWF nasceu em 2007 e desde então tem sido um marco constante, assinalando uma tomada de posição contra as alterações climáticas e o seu impacte nos ecossistemas.
São objetivos deste projeto alertar para o problema das invasões biológicas, dar a conhecer as plantas invasoras a nível nacional e estimular a participação ativa do público quer no mapeamento destas espécies quer em atividades de controlo e divulgação.
O Mês do Mar é uma iniciativa que decorre no mês de Novembro, e o seu principal objetivo é criar uma onda de limpeza de praias e zonas ribeirinhas no nosso país, bem como sensibilizar os jovens e comunidades para o problema do lixo marinho.
O concurso “RE(Age)” é um torneio de debate, no âmbito do projeto Europeu People&Planet do IMVF – Instituto Marquês de Valle Flôr.
Este projeto pretende divulgar a campanha Litter less Campaign e a insígnia mundial de ambiente, a Earth tribe, para os membros do CNE e a sua comunidade envolvente, promovendo conhecimentos sobre economia circular e a redução de resíduos.
“Leave No Trace”, em português “sem deixar rasto “, significa exatamente o que estás a pensar: aproveitar as tuas aventuras ao ar livre ao máximo e não deixares nenhum sinal de que tu, a tua secção ou o teu agrupamento lá esteve.
A ideia deste projeto começou durante o 1º encontro Interamericano de Leadership Training, durante um brainstorming acerca de quais eram os problemas comuns a todas as suas nações.
O programa internacional Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA) dedica-se ao desenvolvimento de uma cidadania mais ativa e participativa, enfatizando a vertente do jornalismo ambiental.
O objetivo desta campanha é incentivar os agrupamentos a desenvolverem atividades de recolha de Óleos Alimentares Usados (OAU) e o encaminharem para os locais de tratamento apropriado.